Com a conquista do seu 17º troféu Melhoria da Qualidade do Ar, a Vitória se mantém como a única empresa a ganhar todas as edições do prêmio promovido pela Fetrans – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão.

Nesta edição do Prêmio, a Vitória apresentou como Ação Inovadora: “Parada da Leitura”, um projeto de incentivo a leitura com a produção de ambiente lúdico feito com sucata de ônibus como tambores de óleo transformados em estantes móveis pelos funcionários da Manutenção. Elas são doadas às escolas com livros paradidáticos conseguidos através de campanha junto aos colaboradores e clientes da Vitória.

A entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2019 aconteceu na final da tarde do dia 13 de junho, no auditório do Sest Senat Fortaleza, quando também foram entregues os Certificados de Qualidade Empresa 100% às participantes com frota totalmente aprovada pelo Programa Despoluir, que não receberam nenhuma multa dos órgãos fiscalizadores ambientais.

 Para o diretor executivo da Vitória, Luís Guimarães, “concorrer ao prêmio da Fetrans é um objetivo estratégico para nós. Ser referência no segmento em que atuamos e ganhar o prêmio em todas as edições nos consolida como empresa comprometida com a sociedade, colaboradores e com o planeta. Como já disse anteriormente, esse prêmio coroa todos os nossos esforços”.
 

Conheça a Ação Inovadora

Criado em setembro de 2018, o “Parada da Leitura” quer proporcionar aos alunos  da 1ª a 5ª série, de 6 a 10 anos, das escolas participantes do Criança no Mundo da Vitória, a possibilidade de ganhar conhecimento, melhorar vocabulário, aprender a interpretar, ler melhor e desenvolver consciência crítica. Também, fortalecer relacionamentos (pela socialização com outras crianças), ganhar esperança, resgatar a autoestima. Com a Ação Inovadora “Parada da Leitura”, a Vitória quer abrir mentes, que abrirão portas e ganharão o mundo. Porque a leitura acalma e o conhecimento tran sforma.

Como a Empresa atua pautada nas questões socioambientais, o “Parada da Leitura” tem sua infraestrutura feita com sucata da manutenção de ônibus. Assim, tambores de óleo, catracas velhas, ferros, chapas de alumínio e afins são transformados em estantes móveis, cadeiras, bancos mesinhas e almofadas criando um ambiente de encantamento para os beneficiados focarem sua atenção somente nos livros e no que eles contam.

Desde sua concepção a Ação Inovadora foi pensada de forma participativa. Para a aquisição dos livros paradidáticos, por exemplo, foi feita uma campanha junto aos colaboradores e população caucaiense. Em 15 dias, tempo de duração da iniciativa, foram arrecadados quase seis mil unidades selecionadas segundo suas especificidades. Os não paradidáticos também foram organizados para doações em bibliotecas comunitárias e entidades filantrópicas indicadas pelos colaboradores.

Todos os equipamentos doados foram feitos na sede da Vitória, por colaboradores da Manutenção, previamente preparados em oficinas direcionadas à proposta do projeto. Também foi em oficina a qualificação dos professores da escola piloto (Dona Lavínia), com a finalidade de torná-los agentes participativos da Ação Inovadora.

As técnicas de contação de história foram dadas pela professora de teatro do Grupo Conscientização e Arte do Projeto Respirando Ar Puro, mantido pela Vitória, Nádia Aguiar. A confecção dos brinquedos foi ensinada pelas integrantes do Grupo REMES – Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável: Janilce Sousa, pedagoga, e Geni Sobreira, coordenadora social.