O Projeto “Parada da Leitura”, Ação Inovadora da Vitória para o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2019, já beneficiou duas das dez escolas que participarão do Programa Criança no Mundo da Vitória (público alvo da iniciativa) durante este ano. Em fevereiro, a Escola Noélia Alencar. Em março, a Escola Patronato Pio XI. Ambas ganharam uma estante móvel (feita com tambor de óleo), com livros paradidáticos, uma oficina de contação de história e artes para os professores e um a cartilha educativa sobre o tema, para que as técnicas aprendidas sejam replicadas. 

Criado em setembro de 2018, o “Parada da Leitura” quer proporcionar aos alunos  da 1ª a 5ª série, de 6 a 10 anos, das escolas participantes do Criança no Mundo da Vitória, a possibilidade de ganhar conhecimento, melhorar vocabulário, aprender a interpretar, ler melhor e desenvolver consciência crítica. Também, fortalecer relacionamentos (pela socialização com outras crianças), ganhar esperança, resgatar a autoestima. Com a Ação Inovadora “Parada da Leitura”, a Vitória quer abrir mentes, que abrirão portas e ganharão o mundo. Porque a leitura acalma e o conhecimento tran sforma.

Como a Empresa atua pautada nas questões socioambientais, o “Parada da Leitura” tem sua infraestrutura feita com sucata da manutenção de ônibus. Assim, tambores de óleo, catracas velhas, ferros, chapas de alumínio e afins são transformados em estantes móveis, cadeiras, bancos mesinhas e almofadas criando um ambiente de encantamento para os beneficiados focarem sua atenção somente nos livros e no que eles contam.

Desde sua concepção a Ação Inovadora foi pensada de forma participativa. Para a aquisição dos livros paradidáticos, por exemplo, foi feita uma campanha junto aos colaboradores e população caucaiense. Em 15 dias, tempo de duração da iniciativa, foram arrecadados quase seis mil unidades selecionadas segundo suas especificidades. Os não paradidáticos também foram organizados para doações em bibliotecas comunitárias e entidades filantrópicas indicadas pelos colaboradores.

Todos os equipamentos doados foram feitos na sede da Vitória, por colaboradores da Manutenção, previamente preparados em oficinas direcionadas à proposta do projeto. Também foi em oficina a qualificação dos professores da escola piloto (Dona Lavínia), com a finalidade de torná-los agentes participativos da Ação Inovadora.

As técnicas de contação de história foram dadas pela professora de teatro do Grupo Conscientização e Arte do Projeto Respirando Ar Puro, mantido pela Vitória, Nádia Aguiar. A confecção dos brinquedos foi ensinada pelas integrantes do Grupo REMES – Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável: Janilce Sousa, pedagoga, e Geni Sobreira, coordenadora social.

Na oportunidade, a diretora da Escola Dona Lavínia, Wládia Ricardo Vasconcelos, disse que a experiência superou as expectativas. “Foi muito produtivo. Um incentivo para as professoras e professores quanto a leitura em sala de aula. Todos ficaram muito empolgados”.

A Ação Inovadora foi apresentada à comissão técnica do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar na tarde do dia 27 de dezembro. A magia dos contos infantis foi o cenário para a apresentação, na sede da Organização Guimarães. Na ocasião, personagens dos livros infantis convidaram os avaliadores da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão -  Fetrans, a entrarem no ônibus que os levaria até a “Parada da Leitura”, local de conhecimento e de possibilidades que se apre sentam quando as primeiras páginas dos livros são abertas.